segunda-feira, 4 de março de 2013

Curiosidades sobre o chocolate branco


Você sabia que o chocolate branco não é chocolate? Na receita do chocolate branco, ao contrário dos outros, não entra a pasta extraída do cacau, só a gordura que se separa dela, quando o fruto é prensado para fazer o doce. Sendo basicamente composto de manteiga de cacau, leite e açúcar e é rica apenas em gordura saturada (A malvada hehehe), sendo assim ele tem menor teor de nutrientes benéficos.
Já o chocolate "comum", cada receita tem vários nuances, mas todas com seu sabor característico, o cacau. A quantidade de cacau presente no chocolate define os benefícios que ele proporciona.
O chocolate ao leite, possui em sua composição mais leite em pó e açúcar do que cacau, por isso, é mais doce e não tem praticamente nenhuma atividade cardioprotetora. O mesmo acontece com o chocolate branco, que não é feito com o próprio fruto. Já o chocolate amargo, que é produzido com os grãos de cacau torrados, sem adição de leite e com menos açúcar, é o tipo de chocolate mais indicado para o consumo no dia a dia.
Garantindo benefícios à saúde por causa do alto teor de flavonoides e antioxidantes, que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares.
Por isso que muitos dizem que chocolate branco não é chocolate!
Então agora você já sabe, caso bata aquela vontade de se acabar em chocolate, prefira o amargo, mas como ninguém é de ferro, de vez em quando dê aquela escorregadinha e meta o pé na jaca com o delicioso "NÃO Chocolate branco"! hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias Licença Creative Commons
O trabalho Cozinha pra 1 de nome do blog foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.cozinhapra1.blogspot.com.br/.