quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Leonardo Da Vinci e a gastronomia

Florença,  na Itália, despontou como o berço do Renascimento no século 15, nem só a pintura, a escultura e a arquitetura da capital toscana influenciaram os rumos da história. Com o florescimento cultural, a gastronomia também ganhou status de arte. Mas, se os autores estiverem certos, Da Vinci deixou boas contribuições ao universo gastronômico. Ao artista de Toscana, ele chegou a ser chef de cozinha e sócio de um restaurante que fracassou, ao lado do amigo Sandro Botticelli, e à ele também é atribuída a invenção de utensílios culinários, como a tampa de panela e o guardanapo de pano.
Naquela época, a limpeza das mãos costumava ser feita na barra da toalha, nas costas do  vizinho ou nos pelos de animais como coelhos e cães que eram amarrados às mesas. Inconformados com esses hábitos, Da Vinci passou a oferecer pedaços de pano para uso individual. Contam que, no início, muitos não sabiam o que fazer... uns usavam para limpar o nariz; outros, para embrulhar pedaços de carne e acomodá-los nos bolsos... Nascia assim o guardanapo, hoje item essencial nas mesas do mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias Licença Creative Commons
O trabalho Cozinha pra 1 de nome do blog foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.cozinhapra1.blogspot.com.br/.