quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O poder das ervas - Coentro

Resolvi fazer esse conjunto de posts, por acreditar muito no poder das ervas na gastronomia, elas podem dar o seu toque pessoal para cada prato, além de tornarem mais saborosos. Um prato bem temperado com ervas aromáticas, não é necessário usar tanto sal para torna-lo mais apetitoso, tornando-o mais saudável.

Estas ervas podem ser encontradas frescas ou secas, em pó ou inteiras, para conservar o seu aroma e sabor, devem ser trituradas momentos antes de serem cozinhadas!

Hoje iremos falar sobre os coentros! 


O coentro não é uma unanimidade na cozinha, muitas pessoas não se adaptam ao seu sabor forte. Sua aparencia é semelhante a da salsa. Suas folhas podem ser utilizadas frescas ou secas, mas frescas o sabor é muito mais acentuado.Suas sementes podem ser utilizadas trituradas ou inteiras como especiaria.



Muito usados na cozinha portuguesa, são também muito populares na cozinha mexicana, indiana, tailandesa e na culinária nordestina e nortista do Brasil. Os coentros podem ser utilizados de forma natural, secos ou em sementes e têm um sabor muito intenso, especialmente quando estão frescos.

Os egípcios não utilizavam como tempero, mas como planta medicinal (acreditava que possuía propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos). Na medicina chinesa inalam-se os vapores dos ramos dos coentros e massaja-se o corpo com chá para acalmar a comichão e eliminar as borbulhas do sarampo. Na Índia é um ingrediente essencial do caril em pó, um mix de temperos muito utilizado.

O coentro tem quatro vezes mais caroteno do que a salsa e três vezes mais cálcio do que esta. Tem ainda proteínas, sais minerais, vitamina B e niacina. As folhas são muito ricas em ferro e vitamina C. Tanto os coentros como a salsa ajudam a neutralizar o hálito do alho.

A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas. As suas sementes são um excelente digestivo quando mastigadas depois da refeição.

Alivia dores de estômago em caso de digestões difíceis, vómitos e flatulência, estimulando o apetite e ajudando a secreção gástricos e intestinais.

Podem ser utilizados, ainda para aromatizar vinagre e vários tipos de conservas como puré de tomate, pêras ou maçãs, salsichas ou patés.

Combina com pratos de arroz, peixe, tomate e muitos outros.Aqui vão dicas para melhor utiliza-lo en seus pratos: As folhas são melhor aproveitadas em seu sabor se adicionadas no fim do cozimento do prato, já as sementes dos coentros devem ser adicionadas no princípio do cozimento. A incorporação de coentros nos pratos com leguminosas favorece reabsorção dos gases intestinais.

Os coentros são muito benéficos nas dores do estômago e na redução do colesterol do sangue e pensa-se ainda que são importantes na estimulação de enzimas que combatem o cancer.



Gostaram? Aos poucos vou fazendo postagens sobre os temperos. Elabore seus pratos usando ervas aromáticas, tenho certeza que todos que provarem irão gostar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias Licença Creative Commons
O trabalho Cozinha pra 1 de nome do blog foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.cozinhapra1.blogspot.com.br/.