segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Semana Mesa SP


O segundo dia da Semana Mesa SP 2012 foi bem agitado.
Assistimos a palestra do empresário Paulo Kress, que é um dos fundadores da Satisfeito, que faz uma campanha contra o desperdício e a fome das crianças do mundo.
Os 15 minutos de palestra me fez refletir e creio que causou esse impacto em algumas pessoas que estavam no auditório também.
O projeto Satisfeito pede para que as pessoas pensem o quanto estão com fome, quando vão em algum restaurante participante. Se ele quer comer 1/3 do prato em questão, pede para o garçom a porção 'Satisfeito'. Quem adere a essa causa e não desperdiça comida, o dono do estabelecimento doa dinheiro para as Ongs do projeto conseguirem alimentar as crianças que estão passando fome no mundo inteiro.
Se você tem um restaurante e quer aderir à essa causa, mande e-mail paracontact@satisfeito.com ou acesse o site do Satisfeito.
Pensei muito sobre tudo o que o Paulo Kress falou sobre sua visita à África e o que o projeto tem ajudado as crianças e passei a dar mais valor à minha vida. Valeu a pena ter assistido essa palestra!
Esse é o Paulo Kress:
A palestra do Normand Laprise foi sobre Revisando o tomate, por uma cozinha sem sobras. Ele é reconhecido pela crítica mundial, porque redefiniu os padrões da gastronomia ao criar um novo tipo de cozinha, que é criativa e moderna. É co-proprietário do Toqué!, que é um dos melhores restaurantes da América do Norte e propriedade Relais & Châteaux.
Segundo Laprise, todo ano ele e seus funcionários aproveitam as comidas que são produzidas no Canadá, que é onde mora, e não desperdiçam nada, pois recuperam e respeitam os alimentos. Eles têm sensibilidade e cuidado com os alimentos.
Outro ponto interessante dessa palestra, foi quanto ele diferenciou a tradição x a tecnologia. Disse que a tecnologia é importante, mas temos que respeitar a tradição dos produtos.
Esse é o Normand Laprise:
O almoço foi:
Folhas verdes com abacate e tomate e salada de feijão
Arroz com amendoim
Carne com chili
Frango Caribenho
Creme de milho
Flan de coco com pêssego
O espaço Mesa Ao Vivo começou hoje e foi bem movimentado. Eles ofereciam aulas de culinária, degustação de bebidas e de comidas.
Assisti uma aula da chef Nilza Mendonça que nos ensinou a fazer nhoque cearense, que é com milho verde e tomate defumado. Essa receita é diferente, é bem fácil de fazer e estava delicioso.
E para encerrar minha jornada de hoje, assisti a aula do chef Dalton Rangel, que é super simpático e fez Mini arroz, camarão e trilogia de cajú na arena aberta do Mesa Ao Vivo.
Com a aula dele aprendi a salgar um camarão, hihi.
E para quem ainda não sabe, é o seguinte...
Coloque a comida desejada, no caso o camarão, "de molho" no gelo (ou água gelada) com sal grosso.
Para cada 1 litro que água ou gelo, são usados 100 gramas de sal grosso.
Deixar por 10 minutos e depois tirar o camarão dessa salga.
É claro, que depois disso, você não precisa colocar sal no camarão, né?
Outra iniciativa bem legal e sustentável da Semana Mesa SP 2012, é o copo de fibra de mandioca, que eles nos deram para beber água durante o evento.
Até amanhã, cozinheiros!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diHITT - Notícias Licença Creative Commons
O trabalho Cozinha pra 1 de nome do blog foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.cozinhapra1.blogspot.com.br/.